sábado, 12 de outubro de 2013

Eunice Aphroditois, o verme mais assustador que você vai ver hoje

O Eunice Aphroditois é uma espécie de verme anelídeo pertencente ao gênero Eunice.
Com um corpo robusto, longo, multi-segmentado e anelado, este verme é um dos maiores polychaetes do mundo, crescendo a até cerca de 3 metros de comprimento, embora a média observada esteja em torno de 1 metro. Possui coloração roxo-marrom para vermelho-marrom. Enquanto membros desta família de vermes podem ser encontrados em todo o mundo, em especial em águas quentes, o E. Aphroditois só é encontrado na região do Indo-Pacífico.
Pouco se sabe sobre os hábitos sexuais e de vida deste verme, mas pesquisadores sugerem que a reprodução sexuada ocorra numa fase precoce, talvez até mesmo quando o verme possui cerca de 100 mm de comprimento, o que é muito cedo considerando o tamanho a que estes podem chegar.




Este organismo enterra seu longo corpo no leito oceânico composto por cascalho, lama ou corais, onde fica a esperar pacientemente que algum estímulo externo atinja um de seus cinco tentáculos. Quando isso ocorre, utiliza suas acentuadas garras como arma de ataque, projetando-se com bastante velocidade contra a presa, a qual por vezes é cortada pela metade.
Eles são altamente agressivos e podem até atacar pessoas. Já foram registrados 5 casos de mortes causados por esse animal, sendo que 3 eram crianças e 2 adultos.

Veja esse verme em ação!

                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário